#CoisasdeMãe

O canal exclusivo PuriSafe que traz dicas e novidades sobre maternidade, saúde e segurança do seu bebê.

//Paralax script. $(document).ready(function(){ $window = $(window); //Captura cada elemento section com o data-type "background" $('section[data-type="background"]').each(function(){ var $scroll = $(this); //Captura o evento scroll do navegador e modifica o backgroundPosition de acordo com seu deslocamento. $(window).scroll(function() { var yPos = -($window.scrollTop() / $scroll.data('speed')); var coords = '50% '+ yPos + 'px'; $scroll.css({ backgroundPosition: coords }); }); }); });

Sapinho? Só na lagoa!

Sapinho: o que é, como prevenir e como tratar

 

É aquela história: seu bebê reclama de dor na hora de mamar ou chupar a chupeta. Aí você percebe umas manchinhas brancas na bochecha, no céu da boca ou na língua dele. Logo alguém vem com o diagnóstico: tá com sapinho! E agora o que fazer? Primeiro, vamos entender melhor:

 

O que é o sapinho?

O sapinho é o nome popular para a monilíase ou candidíase oral, uma infecção na boca causada pelo fungo Candida Albicans. Ele está presente no trato digestivo e pode se proliferar com a queda da imunidade, mas também pode se multiplicar em ambientes úmidos como os bicos de mamadeira e chupetas.

Como prevenir o sapinho?

A maneira mais simples e prática de se prevenir o sapinho é cuidar da higiene dos bicos de mamadeira, chupetas e demais utensílios infantis que os pequenos levam à boca, como os mordedores. Hoje em dia podemos evitar as fervuras, sempre perigosas, pois temos no mercado pastilhas efervescentes como Puri Safe, que esterilizam a frio, sem precisar enxaguar.

Como tratar o sapinho?

Primeiramente é importante consultar o pediatra, que é quem vai diagnosticar e orientar o que fazer. Nunca cutuque ou raspe a região infeccionada, isso pode agravar a doença, causar dor e provocar sangramento. Em geral, o sapinho é facilmente tratável com antifúngicos líquidos, que devem ser aplicados na boca da criança.

 

Nos casos em que a criança já tratada volta a ter sapinho, é sinal de que algo que ele leva à boca continua infectado. É preciso redobrar os cuidados com a higiene: faça da higienização dos bicos de mamadeira, chupetas e demais utensílios infantis um hábito diário.

Essa limpeza deve ser ainda mais rigorosa se a criança tiver menos de seis meses, já que seu sistema imunológico ainda está em desenvolvimento. Com esses cuidados, seu bebê logo vai ficar livre do sapinho, saudável e feliz!